Muhammad Yunus, o banqueiro dos pobres, a experiência do microcrédito.

11 de Julho de 2016

Sempre tive interesse por livros, dos mais diversos temas, mas na prática confesso que nunca fui um assíduo leitor, mas de vez em quando o interesse em ler é despertado pelos mais diversos motivos, como foi por esses dias que me vi na “obrigação” de ler o livro “ O banqueiro dos pobres” escrito por Muhammad Yunus, no qual ele conta a sua experiência com o microcrédito em Bangladesh, ao fundar o Grameen Bank, uma instituição que tinha como foco emprestar dinheiro a pessoas pobres, sem garantias tradicionais do mercado, e de preferência para mulheres, contrariando totalmente os conceitos de crédito e a cultura de seu país.

Muhammad, nascido na atual Bangladesh, fez doutorado na universidade de Vanderbilt e foi ativista na independência de Bangladesh ao se separar do Paquistão em 1971. Em 2006 ganhou o prêmio Nobel da Paz por sua experiência com o Grameen Bank.

Quando retornou a Bangladesh em 1976, assumiu uma vaga de professor na Universidade de Chittagong , onde começou a se questionar como poderia melhorar a vida das pessoas que viviam nas aldeias em volta da Universidade. Com a ajuda de estudantes, começou a visitar as famílias e principalmente as mulheres responsáveis por pequenos negócios nas vilas. Enxergou ali a possibilidade de iniciar um programa que mudaria a vida de mais de 8 milhões de pessoas. Em seu primeiro empréstimo, foi concedido 27 dólares a 42 famílias Bengalis, dando seqüência com a fundação do Grameen Bank. Mais tarde o próprio governo de Bangladesh entrou como acionista do banco.

Como o livro era emprestado, tentei compra-lo na Internet, mas não tive sucesso, mesmo nas maiores livrarias, encontrei em alguns sebos livros usados por todo o Brasil, pra quem conseguir encontrar vale muito a pena a leitura, excelente livro que conta uma experiência fantástica tanto de vida quanto de empreendedorismo social.

Enviado por: Marcelo   Categoria:  livros




Alguns direitos reservados para Administrando sempre - www.administrando.net.br

Contato marcelo@administrando.net.br ou acesse o formulário de contato

A reprodução de qualquer conteúdo desse site total ou parcial é permitida somente com a autorização do autor