O verdadeiro significado de liderança

18 de Maio de 2010

A característica de liderança aparece nos dias de hoje como imprescindível quando se fala em ocupar cargos de supervisão até as mais altas diretorias.

As empresas esperam cada vez mais de seus colaboradores e são esses líderes que conduzem esse processo.

Mas as vezes notamos no ambiente de trabalho algumas características que não condizem com as pessoas que ocupam essas posições, autoritarismo, falta de capacidade de inovar, centralização das decisões e atividades, em algumas ocasiões ela fica tão evidente que fica difícil de se contornar a situação tendo como consequência até mudanças de cargos ou regiões, isso tudo tem um custo para a empresa.

A começar pela competição dentro da empresa que teria de ser saudável, mas acaba em certos casos se transformando em verdadeiras batalhas em busca de melhores posições.

Um líder pode variar sua maneira de agir de acordo com cada situação, Mahatma Gandhi foi um exemplo, agia conforme a necessidade, em certas ocasiões agressivo e manipulador (sim ele agiu assim) em outras assertivo, que seria a melhor posição a adotar, mas sempre de acordo com a necessidade do momento.

O verdadeiro líder sempre está fazendo com que as pessoas a sua volta estejam fluindo na direção certa e de maneira colaborativa, criando uma sinergia em que todos se sintam comprometidos com os objetivos daquele setor e da empresa como um todo, mas sobretudo sentindo que está crescendo profissionalmente e pessoalmente.

Marcelo Teixeira, bacharel em Administração pelo Centro Universitário FEI com MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Candido Mendes, MBA em marketing e vendas pela Unisul e técnico em programação de sistemas com experiência de 23 anos em cargos de gestão.




Tradução

Alguns direitos reservados para Administrando sempre - administrando.net.br

Contato marcelo@administrando.net.br ou acesse o formulário de contato

A reprodução de qualquer conteúdo desse site total ou parcial é permitida somente com a autorização do autor